LER FORA DA ESCOLA

Enquadramento:
Trabalho sistemático no âmbito da valorização da leitura, a partir de recursos disponibilizados e inspirados no projeto LER, mediante articulação escola/família, a partir da colaboração entre a biblioteca escolar e os educadores/docentes.
NOTA: Entre no (clicar) descubra o projeto e no separador correspondente ao livro que o seu educando "requisitou" e descubra algumas atividades que podem promover um melhor conhecimento do recurso.
Estas são meras sugestões e esperamos que vos proporcionem momentos agradáveis em família.
RECURSO: Folheto "Leitura em Família"
Neste documento pode encontrar informações sobre a importância da leitura, razões para ler, benefícios da leitura e o papel dos adultos.

Dos 3 aos 5 anos O que fazer em família?
• Sente-se com a criança para ler: no chão, na cama, no parque infantil, na praia... Converse com a criança sobre as suas vivências diárias. Continue a ler os livros preferidos e apresente outros como surpresas.
• Envolva a criança na escolha do livro a ler. Apresente à criança as suas razões quando escolhe um livro: gosto muito desta história, acho-a muito divertida; a avó desta história faz-me lembrar a minha avó.... Troque de papéis com a criança: é a vez de ela escolher um livro para lhe ler a si. Será divertido perceber se escolhe uma história que conhece ou não e como a vai contar.
• Adivinhe com a criança o possível conteúdo do livro, olhando para a capa e contracapa: o que será que vai acontecer nesta história? O que vamos encontrar lá dentro?
• Inicie a leitura a par: leia em voz alta à criança, permitindo que esta identifique palavras que reconhece. Aponte enquanto lê e sugira à criança que faça o mesmo. Mostre sempre as ilustrações. Converse sobre a história, pergunte o que está a acontecer, leve a criança a reparar em determinadas imagens ou palavras. Peça à criança para associar a história a coisas que conhece do dia a dia e a emoções que sente.
• Brinque com os sons da língua, invente rimas, repita lengalengas e travalínguas. Ajude a criança a aumentar o vocabulário, destacando palavras interessantes, estranhas, inesperadas.
• Depois de ler, peça à criança para recontar a história a partir das imagens.