Neste documento pode encontrar informações sobre a importância da leitura, razões para ler, benefícios da leitura e o papel dos adultos.
Dos 3 aos 5 anos
O que fazer em família?
• Sente-se com a criança para ler: no chão, na cama, no parque infantil, na praia... Converse com a criança sobre as suas vivências diárias. Continue a ler os livros preferidos e apresente outros como surpresas.
• Envolva a criança na escolha do livro a ler. Apresente à criança as suas razões quando escolhe um livro: gosto muito desta história, acho-a muito divertida; a avó desta história faz-me lembrar a minha avó.... Troque de papéis com a criança: é a vez de ela escolher um livro para lhe ler a si. Será divertido perceber se escolhe uma história que conhece ou não e como a vai contar.
• Adivinhe com a criança o possível conteúdo do livro, olhando para a capa e contracapa: o que será que vai acontecer nesta história? O que vamos encontrar lá dentro?
• Inicie a leitura a par: leia em voz alta à criança, permitindo que esta identifique palavras que reconhece. Aponte enquanto lê e sugira à criança que faça o mesmo. Mostre sempre as ilustrações. Converse sobre a história, pergunte o que está a acontecer, leve a criança a reparar em determinadas imagens ou palavras. Peça à criança para associar a história a coisas que conhece do dia a dia e a emoções que sente.
• Brinque com os sons da língua, invente rimas, repita lengalengas e travalínguas. Ajude a criança a aumentar o vocabulário, destacando palavras interessantes, estranhas, inesperadas.
• Depois de ler, peça à criança para recontar a história a partir das imagens.